Bart Gestão Tributária

O que faz uma empresa respirar?

Constantemente você deve escutar que muitas das novas empresas abertas no brasil, não duram muito tempo, e o motivo principal dessa curta jornada assombra a grande maioria dos empresários do país. De acordo com um estudo do IBGE feito em 2021, 1 a cada 5 empresas brasileiras fecham após o seu primeiro ano de vida, quase metade das empresas brasileiras fecham em até três anos e apenas uma pequena parte dessas novas empresas passam de 10 anos de atividade. Se você já se aventurou empreendendo no país, sabe o quanto é complicado se destacar e crescer em um ambiente competitivo, extremamente complexo e burocrático. Se você está neste cenário, não se preocupe, a partir da informação correta, é possível perceber quais são as falhas e agir na origem do problema.

Os dados do estudo realizado, mostram que existem diversos fatores que ocasionam o fechamento das empresas como alta competitividade e dificuldade em conseguir dinheiro nos bancos, mas o principal motivo é a alta carga tributária. Com o empresário tendo que desembolsar todo mês consideráveis valores do caixa da empresa para o pagamento dos mais diversos impostos e taxas, é como se a empresa ficasse sem oxigênio para sua atividade pois falta dinheiro para recrutamento de pessoas, contração de sistemas, investimento em tecnologia e até ampliação do espaço físico. Alguns tributos são cobrados, mesmo quando a atividade empresarial não é lucrativa, imagine um cenário em que uma companhia opera em prejuízo pois teve que baixar seu preço e sua margem para conseguir faturamento pois a economia do país está fraca e sua população sem dinheiro. No final do dia, muitas vezes o valor pago de impostos é o que ocasiona o prejuízo para o empresário.

Se você tem uma empresa ou conhece alguém que tem uma empresa assim, sem oxigênio para continuar operando e respirando, fique tranquilo pois existem medidas que ajudam e muito a ventilar e fortalecer o caixa das empresas nestes momentos. De acordo com a legislação brasileira, existe uma outra forma de saldar e liquidar os impostos devidos, além do pagamento, que é a compensação tributária. A compensação é a utilização de valores que a empresa tem direito a partir do momento que são identificados créditos tributários. Os créditos tributários podem ter diversas naturezas como impostos em notas fiscais de fornecedores que a empresa tem direito e deixou de se aproveitar, pagamentos indevidos considerando que alguns impostos foram pagos a maior dentre muitos outros.

Que o cenário empresarial brasileiro é complicado, não é novidade, mas você já reparou que em todos os segmentos, sempre existem algumas empresas que se destacam muito e crescem sem parar? Muitas vezes esse “oxigênio” vem do planejamento tributário. Enquanto muitas empresas estão sufocando e pagando muitos impostos de forma errada, outros empresários estão com suas empresas oxigenadas pois praticam o planejamento tributário e pagam somente o necessário de impostos, fazendo com que seu caixa esteja sempre respirando e que seu lucro aumente cada vez mais.

As mais Recentes

Informativo bgt

Assine Nosso Informativo Tributário e fique por dentro
das notícias, atualizações e oportunidades tributárias.

Opções para Assinar:

1. Se inscrevendo abaixo

2. No LinkedIn, clicando no link abaixo

Informativo bgt

Assine Nosso Informativo Tributário e
fique por dentro das notícias, atualizações
e oportunidades tributárias.

Opções para Assinar:

1. Se inscrevendo abaixo

2. No LinkedIn, clicando no link abaixo

Informativo bgt

Assine Nosso Informativo Tributário e
fique por dentro
das notícias, atualizações e oportunidades tributárias.

Opções para Assinar:

1. Se inscrevendo abaixo

2. No LinkedIn, clicando no link abaixo