A recuperação tributária é um processo pelo qual qualquer tipo de empresa consegue reaver valores pagos a mais em impostos. Isso ocorre quando existem erros no cálculo dos impostos, interpretação equivocada da legislação fiscal ou identificação de benefícios fiscais não aproveitados. A recuperação tributária nada mais é do que a correção destes cenários, permitindo a restituição dos valores pagos indevidamente.
Existem diversas modalidades de recuperação tributária. O resgate de valores pagos em duplicidade, a restituição de valores pagos indevidamente em virtude de erros de cálculo, a recuperação de impostos pagos a mais pelo não aproveitamento de incentivos dentre muitas outras modalidades.
A revisão de benefícios fiscais é uma das principais formas de recuperação tributária. Nesse caso, é visto que muitas empresas deixam de aproveitar benefícios fiscais aos quais têm direito. A revisão de benefícios fiscais consiste na análise dos regimes tributários e incentivos disponíveis, identificando oportunidades de redução da carga tributária e recuperação de valores que não foram devidamente aproveitados.
Uma dúvida que muitos empresários possuem é, será que minha empresa paga mais impostos que do deveria? E a resposta na maioria das vezes, é sim! De acordo com um estudo feito pelo próprio IBGE, mais de 90% das empresas no brasil acabam pagando tributos de forma equivocada.
A recuperação tributária oferece uma série de benefícios para as empresas de todos os segmentos. Ao identificar pagamentos a maior em impostos e realizar a restituição destes valores, as empresas conseguem reduzir sua carga tributária, o que significa mais recursos financeiros disponíveis para investimentos, expansão e desenvolvimento do negócio.
Além disso, esse tipo de trabalho tem oxigenado muito o caixa das empresas, pois além de gerar dinheiro em caixa através do resgate de valores pagos indevidamente, gera um aumento de margem e melhores resultados futuros, o que ajuda consideravelmente as empresas a alcançarem um equilíbrio financeiro.
Em resumo, a recuperação tributária desempenha um papel fundamental no financeiro das empresas pois coloca de volta no bolso do empresário, dinheiro que nem deveria ter saído. Por meio de modalidades como a compensação, restituição e revisão de benefícios fiscais, as empresas têm a oportunidade de levantar recursos financeiros importantes, reduzir a carga tributária e aumentar o lucro na última linha do resultado.