Bart Gestão Tributária

Preço de venda: Como meu concorrente fatura tanto?

Sempre que analisamos e escutamos as principais dores das empresas hoje em dia, na maioria das vezes o tema que prevalece é a concorrência. Hoje em dia com o constante crescimento do comercio eletrônico onde a briga por preço se torna cada vez mais agressiva, os empresários tem que se desdobrar para conseguir colocar seu produto a um preço atrativo na prateleira e ao mesmo tempo conseguir arcar com seus custos e despesas.

Quando falamos preço, existe um equilíbrio a ser observado para ser atrativo pois o mercado possui referencias e limites a considerar. Nada adianta um empresário que quer lucrar mais aumentar sua margem se seu preço final sobe e não tem aderência do mercado da mesma forma em que nada adianta um empresário baixar seu preço de venda para aumentar sua fatia de mercado se o valor de seu produto não banca nem seus custos e despesas

Dentre este cenário, fica claro que no final do dia é o cliente quem determina se o preço esta “caro” ou “barato”. Você já deve ter presenciado alguns segmentos onde algumas empresas se destacam e crescem acima da média e é exatamente sobre elas que falamos agora. Existem estratégias utilizadas pelas empresas com mais lucratividade do mercado, que fazem com seus negócios operem com margens mais altas e que consigam aumentar a fatia de mercado em velocidade acima do normal. Se formos elencar os elementos que compõem o preço de venda, podemos citar, matérias primas, insumos, mão de obra, despesas administrativas e principalmente os impostos. A parte tributária no preço do produto ou serviço é extremamente relevante e uma das mais estratégicas em um processo de aumento de margem e mercado. Em muitos negócios de margens apertadas, um pequeno erro no calculo dos impostos pode consumir totalmente a margem de lucro da empresa. 

Já parou para pensar que algumas empresas crescem e lucram mais porque despendem mais atenção do que seus concorrentes para a parte tributária? Imagine um cenário onde uma empresa, que tem ciência da relevância da parte fiscal, contrata uma empresa para dar suporte tributário, e juntos identificam que não estão aproveitando todos os créditos permitidos, verificam que as bases de calculo dos impostos estão maiores do que o permitido, mapeiam que parte dos impostos estão sendo pagos em duplicidade e muitos outros assuntos. Ao final do projeto de planejamento tributário, a empresa verificou que com as correções tributárias teria valores percentuais de mais de 10% para ajuste em seu preço de venda, seja conseguindo baixar o preço para aumentar fatia de mercado porem mantendo sua margem de lucro ou mantendo preço de venda e aumentando sua margem de lucro, fazendo com que a empresa tivesse um resultado nunca visto antes.

Diante disso, podemos concluir que um bom planejamento é indispensável na precificação de produtos e serviços e para obtenção de lucro das empresas. Os impostos tem total relevância no dia a dia de um gestor ou empresário e possibilita a tomada de decisão assertiva quanto ao futuro do negocio. Portanto, se você conhece alguma empresa que tem dificuldades em conseguir lucro ou mercado e que tem outros assuntos a frente da parte tributária, vale ressaltar que os concorrentes dele a tem como prioridade.

Sobre o autor:

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Plínio Reis é tributarista e especialista fiscal a mais de 12 anos, sócio fundador e CEO da bart Gestão Tributária, responsável pelas áreas de Tax technology e Planejamento Tributário, já atuou tanto no lado empresarial em um dos maiores varejos do brasil como no lado consultivo em 3 das maiores consultorias tributárias do mundo e em 2023 atingiu uma importante marca de R$ 500 milhões de reais em impostos recuperados.

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